Os principais
lançamentos e as novidades tecnológicas para a suinocultura estiveram presentes
na Granja do Futuro que reuniu soluções de mais de 100 marcas e aconteceu
juntamente da 16ª Pig Fair – feira técnica voltada ao setor que contou com
empresas do Brasil e da América Latina – em paralelo ao 17º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), realizado em
Chapecó. A estrutura esteve distribuída em 47 estantes, seis lounges internos,
quatro lounges externos, 12 espaços na Granja do Futuro, quatro espaços de
mídias parceiras, além de patrocinadores institucionais. Esses eventos, uniram
conhecimento técnico e inovação e foram promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos
Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).
Referência no setor, a
Crystal Spring, com sede em Toledo (PR), apresentou novidades neste ano. Uma
delas foi o comedouro seco/úmido para maternidade, que permite que a fêmea
misture sua própria ração com água ou escolha o consumo da ração seca. Esse
desenho favorece o aumento da ingestão de ração ao mesmo tempo em que minimiza
o desperdício. Outro benefício proporcionado é auxiliar a manter o adequado
score de condição corporal da fêmea.
O gerente nacional da Crystal
Spring, Alfredo Lima de Castro,
explicou que esse modelo de comedouro tem regulagem para dispensar a quantidade
de ração exata de consumo por dia. “A fêmea passa o focinho e joga a ração seca
embaixo da chupeta que a umidifica, desta forma, come o quanto deseja. Além de
favorecer a palatabilidade e digestibilidade”, comentou. Ele também destacou
que outro diferencial do produto é sua durabilidade, pois a fabricação em aço
inox garantirá a durabilidade por muitos anos.
A Crystal Spring há
mais de 40 anos cria produtos práticos, inovadores e simples para atender as
necessidades diárias do campo. A marca,
que iniciou sua trajetória no Canadá, está no Brasil há mais de 10 anos. A
representação exclusiva na América do Sul para venda, pós-venda e promoção é
feita pela Novagri. Expositores há seis edições da Granja do Futuro, Alfredo
enalteceu que o número de visitantes nunca decepciona. “O estande ficou cheio
em todo tempo. Essa é uma feira que não pensamos duas vezes em participar
porque aqui encontramos tomadores de decisões que buscam novidades. Além disso,
o SBSS oferece uma programação técnica diferenciada com assuntos que abrangem a
gestão do negócio, investimentos e temáticas atuais relevantes dessa cadeia
produtiva”, enfatizou.
Outra empresa que
trouxe soluções tecnológicas para a suinocultura foi a Pork Temp Control
(P.T.C). A marca lançou um aquecedor térmico de escamoteador, que traz em
conjunto a iluminação para proporcionar conforto térmico para o leitão. De
acordo com o sócio-proprietário, Breno Reck,
o grande diferencial do produto é o sistema de controle PID (proporcional-integral-derivativo),
que se ajusta ao desenvolvimento da leitegada e proporciona melhor ganho e
maior eficiência energética.
Segundo Breno, essa
gestão térmica que replica a maneira natural como as porcas aquecem seus
leitões é de fácil utilização e não demanda de muita mão de obra. “A partir do
momento que o leitão nasce tem um sistema automático que em caso de qualquer problema
já aparece em sua tela inicial. Essa tecnologia é recente e não tem outra
semelhante no mercado, por isso aproveitamos a Granja do Futuro para lançar”,
enalteceu. O produto já está disponível e é comercializado pela Farenzena.
Como estreantes na
Granja do Futuro, Breno ficou satisfeito com os resultados. “O público é bem
direcionado, o que para a marca foi muito interessante e bem produtivo. Os
visitantes que passaram pelo nosso estande demonstraram interesse porque vieram
com um problema na granja e nós apresentamos uma solução”, destacou.
A MS Schippers, uma
multinacional de origem holandesa, também participou pela primeira vez da
Granja do Futuro. A atuação da marca está voltada à biossegurança e
biosseguridade. Seu carro-chefe é a limpeza e desinfecção, mas trabalha também
com qualidade de água, controle de pragas, piso impermeável e ambiente seco
pós-higiene. “São algumas tecnologias que não encontramos em nosso mercado
interno, por isso trazemos de fora”, comentou o gerente de marketing, Pietro Pacheco.
A marca também atua com
equipamentos, insumos e treinamentos voltados para uma melhor higienização e
para reduzir o uso de antibiótico na produção intensiva brasileira. Na Granja
do Futuro a empresa apresentou três novidades: o DI-O-CLEAN POWDER, que é uma
alternativa ao cloro para sanear e limpar tubulações e desinfetar a água
também; o MS DryCare Plus que é um poderoso pó de higiene – substituto do cal
–, com absorção de umidades acima de 200% o que reduz os casos de diarreia e
coccidiose e o HyBag, um detergente espumante que pode ser acoplado diretamente
nas lavadoras.
Pietro enalteceu a
importância do evento, que é reconhecido nacionalmente. “Encontramos aqui tanto
nossos clientes da região Sul quanto de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso
do Sul. É uma oportunidade muito interessante”, analisou.