Núcleo News
11 mêses atrás

2º Encontro Pet debate saúde mental, qualidade de vida e doenças transmitidas por vetores

Compartilhar

Evento, realizado pelo Nucleovet, ocorrerá no próximo dia 22 de julho, na sede da entidade, em Chapecó (SC)

Oferecer informações e conhecimentos aos profissionais da medicina veterinária sobre o segmento de pequenos animais. Com esse objetivo, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) realiza o 2º Encontro Pet, no dia 22 de julho próximo, na sede da entidade, em Chapecó (SC), das 13h30 às 18 horas.

Esta edição contempla três palestras. A programação inicia com recepção dos participantes e abertura, às 13h30. Logo após, às 14 horas, ocorrerá a palestra “Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas”, com a psicóloga Marcia Regina Favaretto Guaragni. Na sequência, às 15 horas, o médico veterinário Italmar Teodorico Navarro explanará sobre “Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis”. Após o intervalo, às 16h30, o médico veterinário Paulo Tabanezpalestrará sobre “Doenças transmitidas por vetores”.

De acordo com um dos integrantes da Comissão Organizadora, Guilherme Dallago Pioczcovski, o Encontro Pet promove conhecimento sobre temas relevantes com palestrantes renomados. “Entre os objetivos do Nucleovet estão atender as demandas e necessidades dos colegas, trazer educação continuada de qualidade e acessível, abrir espaço para debate de questões importantes, contribuindo para melhorar o atendimento clínico, a gestão, entre outros aspectos. O evento também auxilia para congregar médicos veterinários”, expõe.

O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, frisa que o Encontro Pet foi lançado neste ano e que a primeira edição ocorreu em março passado. A avaliação feita com os participantes revelou que o evento teve 100% de aprovação com apreciação de “muito bom” ou “excelente”, tanto em relação à organização geral, quanto em relação ao tema apresentado, sobre as pegadinhas dos exames complementares. De outro lado, a palestrante, médica veterinária Helena M. Cardoso Pissetti, obteve aprovação unânime com 97% de avaliações positivas, considerados os mesmos indicadores.

O Encontro Pet segue uma das missões do Nucleovet, que é de selecionar, estruturar e apresentar uma programação de alto nível, capaz de sintetizar os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia e colocá-los ao alcance dos participantes. “Desde sua fundação, o Nucleovet tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da classe médica veterinária e zootécnica, unir e defender os profissionais da área e conscientizar a população sobre o importante papel que esses profissionais desempenham”, conclui Lucas.

Haverá ainda, neste ano, a 3ª edição do Encontro Pet, que ocorrerá no dia 18 de novembro.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Marcia Regina Favaretto Guaragni é graduada em Psicologia pela Unochapecó, tem formação Sistêmica em Terapia de Casal e Família pela Clínica Elo, de Passo Fundo, especialização em Psicologia Jurídica pela Unochapecó, especialização em Terapias Cognitivo-Comportamental pela Unochapecó e formação em Terapia do Esquema pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC), de São Paulo.

Italmar Teodorico Navarro é professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua na disciplina de Zoonoses e Higiene dos Alimentos e Planejamento Sanitário para graduação em Medicina Veterinária e na pós-graduação (residência, mestrado e doutorado). Graduou-se em Medicina Veterinária na UEL, tem especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESP), mestrado em Ciências de Alimentos pela UEL e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada as Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas áreas de Protozoologia e Saúde Pública, fez estágios em Washington State University, em Pullman, nos Estados Unidos, e em Moredun Research Institute, em Edimburgo, na Escócia. É professor associado na UEL.

Paulo Tabanez é médico veterinário infectologista, imunologista, clínico e cirurgião geral. Graduou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É diretor da Clínica Veterinária Tabanez, em Brasília, e pós-graduado em clínica médica, cirúrgica e oncologia de pequenos animais e é mestre em imunologia/infectologia pela Universidade de Brasília (Brasília). É docente em diversos programas de pós-graduações no Brasil, autor de publicações e capítulos de livros. Ministrou inúmeras palestras e cursos em encontros científicos nacionais e internacionais nas áreas de clínica médica, medicina interna, doenças infecciosas, leishmaniose, imunologia de pequenos animais. É membro fundador do Brasileish, Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no site www.nucleovet.com.br e o investimento é de R$ 200,00 até a próxima terça-feira (18). No dia do evento o valor passa a ser de R$ 300,00.

PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO PET

Dia 22 de julho de 2023

13h30: Recepção e abertura

14 horas: Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas

Palestrante: Marcia Regina Favaretto Guaragni

15 horas: Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis

Palestrante: Italmar Teodorico Navarro

16 horas: Intervalo com coffee break

16h30: Doenças transmitidas por vetores

Palestrante: Paulo Tabanez

18 horas: Encerramento com happy hour

Galeria de Fotos

Não perca nenhuma informação sobre o Encontro Pet

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: O Nucleovet salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade