09 a 11

Novembro/2021

Evento Online

NETWORKING


Confira os últimos participantes que acessaram nossa plataforma. Se você ainda não atualizou se cadastro, Clique aqui e configure seus dados.

Programação


13h30

Abertura oficial do evento


14h20

Painel: Cenários de Mercado


14h25

Marcos Fava Neves

Cenário macroeconômico e seus impactos no agronegócio

Marcos Fava Neves

Nascido em Lins (SP), é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 1991 e fez toda a carreira de pós graduação (mestrado, doutorado e livre- docência) em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos, tendo sido Chefe do Departamento de Administração da USP em duas gestões. Complementou sua pós graduação em marketing de alimentos e planejamento do agronegócio na França (1995 – no IGIA) e na Holanda (1999 – na Universidade de Wageningen). Desde 2006 é Professor Visitante Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Purdue University, Indiana, EUA, onde deu aulas durante todo o ano de 2013 e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul.
É especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 250 projetos de planejamento no agronegócio brasileiro e mundial. Trabalhou ou foi membro de Conselhos das seguintes organizações: Botucatu Citrus, Vallée, Lagoa da Serra; Renk Zanini, Inova, Embrapa, Associação Mundial de Agronegócios, Cooperativa Coplana, Cooperativa Holambra, Ouro Fino, Canaoeste e Orplana (Organização dos Plantadores de Cana). Ajudou a montar e é acionista de 5 empresas, sendo 3 start-ups.
É autor e organizador de 80 livros no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Inglaterra, Cingapura, Holanda e China, por 10 editoras. Escreveu casos para o Pensa, a Universidade de Harvard (2009/2010) e Purdue University (2013/2019/2021). Publicou mais de 200 artigos indexados em periódicos científicos internacionais e nacionais, tendo recebido 5.000 citações no Google Acadêmico. Foi articulista do jornal China Daily de Pequim e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para Estadão e Valor, tendo mais de 600 artigos de análises de conjunta publicados. Na formação de talentos humanos orientou 9 teses de Doutorado, 27 de Mestrado e 150 Monografias. Ajudou, como professor, a formar mais de 1.500 administradores de empresas com 140 disciplinas de graduação e 30 cursos de Mestrado e Doutorado na USP e na FGV. Realizou 1.500 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais respeitados internacionalmente na área de agronegócios.


15h15

Intervalo


15h30

Tabajara Marcondes

Tendências e perspectivas para o mercado de lácteos

Tabajara Marcondes

Possui graduação em Agronomia (1983) e em Ciências Sociais (1989) e pós-graduação em Sociologia Política (2011), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A (Epagri), atuando no Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Tem experiência em avaliação de políticas públicas, acompanhamento de safras e mercado agrícolas e acompanhamento de cadeias produtivas, de maneira especial da cadeia leiteira de Santa Catarina.


16h20

Discussão


16h50

José Pantoja

Novas abordagens no tratamento da mastite clínica

José Pantoja

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado e doutorado em Dairy Science na área de qualidade do leite, pela University of Wisconsin-Madison, com especialização em Epidemiologia. Atualmente é docente na FMVZ-UNESP/Botucatu, onde é responsável pela disciplina de Epidemiologia para o curso de graduação e disciplinas na área quantitativa como Bioestatística Aplicada e Metodologia Epidemiológica para a pós-graduação. Atua no Brasil e exterior como pesquisador, consultor e instrutor na área de qualidade do leite e controle da mastite bovina.


17h30

Discussão



13h30

Painel Gado Jovem: Investindo no futuro da fazenda


13h35

James D. Quigley

Epigenética, colostro e leite de transição

James D. Quigley

Dr. Quigley é líder técnico global da Cargill Nutrição Animal na área de nutrição de animais jovens. Jim lidera o suporte técnico da empresa e as atividades de apoio e treinamento relacionadas à nutrição e manejo de bezerras e novilhas. Antes de ingressar na Cargill, o Dr. Quigley foi vice-presidente e diretor de operações de bezerros da APC, Inc. em Ankeny, Iowa. Ele era responsável por vendas, marketing, pesquisa e suporte técnico para o grupo Calf Operations. Jim também atuou como vice-presidente de pesquisa para Diamond V Mills e ocupou cargos como professor associado de Ciência Leiteira na Universidade de Tennessee e nutricionista de bovinos de leite na Cargill, Inc. Dr. Quigley concluiu seu Ph.D. na Virginia Tech em 1985, e o mestrado/doutorado na Universidade de New Hampshire. Sua linha de pesquisa se concentra na área de nutrição, saúde e manejo de bezerras leiteiras. Jim já publicou mais de 200 artigos e resumos em periódicos/jornais renomados relacionados a nutrição e saúde de bezerras e novilhas. Ele tem falado em todo o mundo a respeito de manejo de bezerras e ganhou vários prêmios de sociedades científicas devido sua enorme contribuição com suas pesquisas aplicadas. Dr. Quigley também mantém o site CalfNotes.com , que é reconhecido internacionalmente como uma fonte de informação relacionada ao manejo de bezerras. Jim é um corredor de maratonas talentoso (completou mais de 25 maratonas) e recentemente participou de vários triathlons, incluindo alguns na distância do meio ironman.


14h20

Michael Steele

Manejo nutricional de bezerras (dieta líquida e sólida): qual a melhor estratégia para otimizar o crescimento, produção futura e obter o melhor custo:benefício

Michael Steele

Dr. Michael Steele é professor associado da Universidade de Guelph, atuando na cadeira depesquisa industrial (NSERC) em nutrição de gado leiteiro. Também foi ex-presidente da Sociedade Canadense de Ciência Animal (CSAS). Ele completou seu Ph.D. na Universidade de Guelph e trabalhou para Nutreco Canada Agresearch por dois anos antes de retornar à academia na Universidade de Alberta e Guelph como pesquisador focado nas demandas da indústria leiteira. Sua linha de pesquisa atual concentra-se nos mecanismos que controlam a saúde e o desenvolvimento gastrointestinal de bezerras, e já tem mais de 90 artigos científicos publicados.


15h05

Discussão


15h35

Intervalo


15h50

João Costa

Nutrição e manejo pós desmama: como melhorar a performance e a eficiência financeira

João Costa

Engenheiro agrônomo, com mestrado em etologia e bem-estar animal, com doutorado em Animal Science. Atualmente é professor assistente na Universidade do Kentucky, onde atua em programa de pesquisa e extensão focados em pecuária de leite de precisão, nutrição e bem-estar animal. O estudo do manejo e nutrição e sua influência sobre o desenvolvimento de bezerras lactantes tem sido um dos principais focos de pesquisa.


16h35

Viviani Gomes

Manejo de instalações e controle eficiente de enfermidades

Viviani Gomes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (2000), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Buiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina da Produção Bovina, Neonatologia, Imunologia Clínica e Vacinologia.


17h20

Discussão



13h30

Painel: Instalações e Ambiência


13h35

Adriano Seddon

Avaliando a performance de diferentes sistemas de resfriamento

Adriano Seddon

Médico Veterinário, formado pela UFMVZ / UNESP Botucatu em 2005. Foi um dos pioneiros em Compost Barn no Brasil, e atualmente é sócio da Cowcooling,empresa especializada em projetos, instalações e resfriamento de vacas.


14h20

Flávio Alves Damasceno

Free-Stall x Compost Barn

Flávio Alves Damasceno

Professor Adjunto no Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Engenharia Agrícola, Mestre e Doutor em Construções Rurais eAmbiência. Especialista em instalações Compost Barn. Editor e um dos autores do livro: Compost Barn como uma alternativa para a pecuária leiteira.


15h05

Discussão


15h35

Intervalo


15h50

Geoffrey Dahl

Como o resfriamento no período seco afeta a saúde e performance futura

Geoffrey Dahl

O doutor Geoffrey Dahl é professor do departamento de Zootecnia (Animal Science) na Universidade da Flórida. Até o presente, orientou 31 alunos entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi membro do corpo editorial de prestigiadas revistas científicas como, Journal of Dairy Science, Journal of Animal Science, Domestic Animal Endocrinology, Animals. Atua como editor chefe da revista Frontiers in Animal Science, sendo revisor científico de 14 revistas cientificas da área de fisiologia e produção de leite. Possui 145 artigos científicos publicados. Recebeu 22 prêmios como reconhecimento pelo impacto no sistema produtivo dos trabalhos desenvolvido. Doutor Dahl conduz pesquisas básicas e aplicadas em produção de bovinos de leite, especificamente sobre o efeito da manipulação do fotoperíodo na produção e saúde. Nos últimos anos, dedica-se ao estudo da redução do estresse térmico por calor em vacas no período de transição e seu efeito na produtividade e saúde de vacas e bezerros.


16h35

Grazyne Tresoldi

Estratégias de manejo ambiental para reduzir os impactos negativos do estresse calórico

Grazyne Tresoldi

Atualmente é Professora Assistente em Ciência Animal na Escola de Agricultura da Universidade do Estado da California no campus de Chico (California State University, EUA) onde pesquisa temas relacionados ao bem-estar animal e sustentabilidade da indústria leiteira. Doutora em Biologia Animal pela Universidade da California no campus de Davis (University of California, EUA). Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Méd. Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de pesquisar estratégias para mitigação de estresse por calor, atua como auditora de bem-estar de vacas leiteiras. Auditora certificada pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization, EUA).

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Universidade da California, Davis Biologia Animal Ph.D. 2018

Universidade Federal de Santa Catarina Agroecossistemas M.Sc. 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Medicina Veterinária DVM 2008


17h20

Discussão


N�cleo Oeste de M�dicos Veterin�rios e Zootecnistas (Nucleovet)

(49) 99806-9548

secretaria@nucleovet.com.br

Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural, Caixa Postal: 343
CEP 89.815-899 | Chapecó | SC


Desenvolvido por BRSIS