Programação
08h15
Abertura do 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte
08h30

10h10
Coffee break
11h35
Debate
14h00
Abertura do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite e o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto
14h10

14h55

15h40
Milk Break
16h15

O papel da inspeção na indústria láctea
Palestrante: Dra. Beatris Kuchenbecker
Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA desde 2002. Atualmente é Gestora do SISBI na Superintendência Federal do RS, desde 2016. Possui graduação em Medicina Veterinária (1992) e mestrado (1998) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias, na UFRGS. Atuou na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS, de 1997 a 2002, na Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA). Foi professora das disciplinas de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Alimentos, no curso de Medicina Veterinária da ULBRA (1998-2008). No MAPA, atuou também no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária - LFDA/RS, de 2002 a 2013 e no 10° SIPOA/DIPOA/MAPA, de 2014 a 2021.
17h00
Mesa Redonda
17h40
Abertura oficial
18h40
Palestra de abertura
18h40

O futuro do leite no Brasil
Dr. Paulo do Carmo Martins
Economista, mestre em Economia Aplicada (UFV), Doutor em Economia Aplicada (Esalq/USP), Pesquisador da Embrapa, Professor da FACC/UFJF, Conselheiro da Abraleite, Conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA. Especialista em empreendorismo e Inovação e construção de cenários. Secretário executivo da Câmara Setorial do Leite do Mapa (2004 a 2008), e representante da Embrapa na referida Câmara (2014 a 2021). Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite em dois mandatos (2004 a 2008 e 2014 a 2021). Tem livros publicados sobre eficiência e competitividade da cadeia produtiva do leite brasileiro, é colunista das revistas Balde Branco e Indústria de Laticínios e do portal Milkpoint. Participa do podcast Leite Futuro e é apresentador do Programa Conexão Leite e Derivados do Canal Agromais.
19h45
Coquetel de abertura
08h00

Pontos críticos para atingir rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite
Palestrante: Christiano Nascif
Zootecnista e Mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa.
Atualmente é Diretor da empresa Labor Rural. É palestrante sobre temas relacionados à gestão econômica, técnica e financeira de propriedades rurais. Atuou como Superintendente do SENAR MINAS, como Diretor Técnico do sistema FAEMG, como coordenador do PDPL/PCEPL-UFV (Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira/Programa de Capacitação de Especialistas em Pecuária Leiteira - Universidade Federal de Viçosa), foi coordenador técnico do Projeto Educampo Leite e Café/Sebrae Minas, consultor do Sebrae em projetos de diversas áreas do agronegócio e consultor em diversos projetos em parceria com entidades como Senar e CNA.
09h00

Sistemas de produção de leite à base de pastagens: Produção e sustentabilidade
Palestrante: Rémy Delagarde
Pesquisador do INRAE - Instituto Nacional de Pesquisa em Agropecuária, Alimentação e meio- ambiente da França, trabalhando principalmente com nutrição de vacas leiteiras e sistemas de alimentação de ruminantes.
Tem ampla experiência em pesquisas sobre a produção de leite em sistemas pastoris, atuando como pesquisador e orientador de diversos trabalhos de mestrado, doutorado e pós- doutorado, com um vasto número de publicações produzidas. Foi líder do grupo de pesquisa SYSLAIT durante 12 anos na unidade de PEGASE do INRAE em Rennes, na França. O grupo de pesquisa é composto por 12 pesquisadores permanentes, 3 técnicos e 2-5 estudantes de pós-doutorado.
O objetivo principal do grupo de pesquisa em que atua é de determinar maneiras de aumentar a eficiência de sistemas leiteiros a nível de rebanho e de sistema, visando aumentar a auto sustentabilidade de produção de alimentos na propriedade e reduzir os impactos ambientais, enquanto mantém a competitividade. Tem foco em avaliar a resposta de multicritérios dos rebanhos leiteiros (lactação, ingestão de alimentos, reprodução, crescimento e saúde) em função de fatores de manejo, otimizar o pastejo durante o ano, proporcionando referências práticas para a nutrição animal e manejo de pastagens, e também na eficiência ambiental a nível de propriedade e sistema no longo prazo.
10h00
Milk break com exposição de pôster
10h40

11h40
Mesa Redonda
12h30
Almoço
14h00

AUDITÓRIO PRINCIPAL - Impacto das micotoxinas na produção de leite
Palestrante: Carlos Augusto Mallmann
Prof. Titular de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Maria - Brasil.
Doutor em Micotoxicologia pelas Universidades Livre de Berlin (FU-Berlin) e Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover – Alemanha (TIHO), antes, porém, MSc. e Médico Veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria.
Coordenador do Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC-UFSM) e Consultor na área gerencial e de controle de qualidade, de empresas de produção de alimentos e nutrição brasileiras e internacionais, bem como, organismos oficiais nacionais e internacionais.
Coordenador de mais de 120 projetos de desenvolvimento científico e tecnológico.
Laureado pela Poultry World como um dos 100 profissionais mais influentes na avicultura.
Autor do livro "Micotoxinas e Micotoxicoses em Suínos" nas versões português, espanhol, inglês e mandarim, bem como de inúmeros capítulos e artigos técnico-científicos.
Membro do Committee for the World Mycotoxins da IUPAC.
14h00

14h40

14h50

15h35
Milk break com exposição de pôster e interação com os apresentadores
16h15

AUDITÓRIO PRINCIPAL - Decifrando a composição do leite
Palestrante: Rodrigo Almeida
Prof. Dr. Rodrigo de Almeida
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Médico veterinário formado pela UFPR em 1990. Mestrado em Animal Science pela McGill University, Montreal, Canadá, em 1996. Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP em 2005. Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná e professor orientador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFPR. Professor coordenador do Grupo do Leite da UFPR. Membro do Conselho Deliberativo Técnico das Associações Paranaense e Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH). Um dos autores do software RLM – Ração de Lucro Máximo (Corte e Leite), principal programa de formulação de dietas para bovinos de corte e leiteiros do Brasil. Consultor técnico de rebanhos leiteiros e cooperativas no sul do Brasil.
Principais linhas de pesquisa: período de transição de vacas leiteiras, impacto da nutrição na composição do leite, avaliação do consumo e da eficiência alimentar em bovinos de corte e leiteiros, nitrogênio ureico no leite e outras ferramentas para incrementar a eficiência de utilização de nitrogênio em bovinos leiteiros, indicadores zootécnicos na produção leiteira e razões e motivações de descarte de vacas leiteiras.
Resumo da produção científica: 43 artigos completos publicados em periódicos, 9 capítulos de livros publicados, 22 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 182 resumos publicados em anais de congressos, 18 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado de ex-orientados já defendidas, e 10 orientações de pós-graduandos em andamento (1 pós-doc, 3 doutorandos e 6 mestrandos).
16h15

17h00

17h05

17h45

19h00
Happy Hour
14h00

SALA WELCY CANALS - Manejo de pastagens: Como otimizar a produção de leite a base de pasto.
Palestrante: Dr. Sila Carneiro da Silva
Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo, em 1986. Mestre em Nutrição Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo, em 1990. Ph.D. em Pasture Agronomy pela Massey University, Nova Zelândia, em 1994. Atualmente é professor titular do Departamento de Zootecnia da USP/ESALQ atuando na área de ecofisiologia de plantas forrageiras, ecologia do pastejo e sistemas de produção animal em pastagens.
14h40h

SALA WELCY CANALS - Manejo alimentar de bovinos em pastejo: Necessidades para potencializar a produção de leite..
Palestrante: Dr. Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho
Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Zootecnia pela mesma Universidade (2003). Realizou seus experimentos de tese, na modalidade de doutorado sanduíche, no Institut National de Recherche Agronomique (INRA/Rennes), França (2000 e 2002) e Pós-doutorado (Visiting Scholar) na University of California, Davis (2019/2020). Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Lages) com experiência em estudos de nutrição com animais em pasto e suas consequências no impacto ambiental de sistemas produtivos. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1B.
15h35

SALA WELCY CANALS - Leite com pôster - Intervalo com apresentação de trabalhos na forma de pôster
16h15

SALA WELCY CANALS - A conservação de forragem como estratégia para déficits da produção de pastagens.
Palestrante: Dr. João Luiz Pratti Daniel - Universidade Estadual de Maringá - UEM
17h05

SALA WELCY CANALS - Resultados do trabalho Epagri - O produtor com a palavra.
Palestrantes: Carlos Mader Fernandes e Gilmar Moraes
17h45

SALA WELCY CANALS - Mesa redonda: Potencialização da produção de leite à base de pasto.
Moderador: André Thaler Neto
08h00

“Impactos do estresse calórico e da emissão de gases de efeito estufa em rebanhos leiteiros: estratégias de seleção genômica para minimizar seus efeitos”
Palestrante: Dr Marcos Vinicius Barbosa da Silva
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado pelo United States Department of Agriculture (2006-2009) e pela Iowa State University (2015-2017). Especialista em Melhoramento Animal pelo INIA (Espanha, 2001), atualmente, é coordenador-geral dos Programas de Melhoramento Genético das raças Girolando e Jersey e consultor Ad hoc do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nas áreas de Melhoramento Animal e Genômica. Lidera pesquisas em seleção genômica em raças leiteiras no Brasil e em sequenciamento do genoma de raças zebuínas. É pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e bolsista de produtividade do CNPq. Tem experiência nas áreas de Melhoramento Animal, Genética e Genômica, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores moleculares, produção de leite, bovino de leite, sequenciamento de genomas e seleção genômica.
10h00
Milk break com exposição de pôster
11h40
Mesa Redonda
12h20
Encerramento e Sorteio de brindes
13h30
Visita a campo - Conhecendo a realidade da produção de leite à base de pasto (visita na propriedade de família acompanhada pela Epagri)