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14/06/2022
Curso sobre educação financeira inspira médicos veterinários e zootecnistas
Promovida pelo Nucleovet, capacitação também proporciona uma clínica financeira individual aos participantes
Promover a melhora da relação com o
dinheiro, através de organização e ajuda na confecção do orçamento doméstico;
apresentar ideias sobre planejamento, com um passo a passo para aumentar a
capacidade de reservas econômicas; e aprender a investir com segurança na busca
de maior rentabilidade. Esses foram os objetivos do curso sobre educação
financeira, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas
(Nucleovet), no último fim de semana.
O professor
e sócio do Alpz, empresa que ministrou o curso, José Bras Lopes, explicou que a capacitação
foi dividida em três etapas: iniciou com uma parte comportamental, na qual foi
feita explanação de como as pessoas lidam com o dinheiro, seguida de como fazer
orçamento e, depois, planejamento financeiro, abordando investimentos dos mais
simples até os mais ousados. “Com uma linguagem simples, sem falar economês,
buscamos mostrar as oportunidades e, se algum dia a pessoa quiser, ela sabe que
existe. Não precisa ser expert no assunto, mas é importante estar consciente
quando fizer”, frisou.
De acordo
com Bras, ao participar de aulas, as pessoas absorvem apenas cerca de 15% do
conteúdo. Por isso, os professores do Alpz ficam à disposição após o curso.
Também será feita uma clínica financeira particular com os profissionais.
“Queremos despertar as pessoas para o tema, mas também que deem continuidade”.
O
vice-presidente do Nucleovet, Tiago
José Mores, avaliou que o curso superou as expectativas e que
os feedbacks foram positivos. A capacitação foi gratuita para os associados. “É
um tema que nem sempre é abordado e ter esse conhecimento, por mais complicado
que possa parecer no começo, é muito importante. Os professores tiveram uma boa
didática, com exemplos práticos e simples, com situações do nosso dia a dia. Isso
proporcionou entender as finanças de forma mais tranquila”, expôs, ao
acrescentar que a partir do curso é possível melhorar os investimentos e o
planejamento financeiro como um todo. “O próximo passo é a clínica financeira
individual, quando os professores farão contato com os participantes do curso
para analisar a situação de cada um. A partir daí, as ações e a aplicação do
conhecimento absorvido ficarão a cargo de cada pessoa que participou”.
Para o
zootecnista Julio Dadalt,
que participou da qualificação, o aprendizado foi valioso. “O curso foi
dinâmico e didático. Os três palestrantes trouxeram informações muito
relevantes. Um conceito que achei muito interessante é a questão do tempo, da
gente ser rico no tempo e não necessariamente no dinheiro, quanto mais tempo
temos, mais ricos somos. Também o conceito de salvar dinheiro e não
necessariamente economizar. Esse curso foi o melhor que já participei nessa
área de finanças”, considerou.
O médico
veterinário Edson Klein disse
que a iniciativa do Nucleovet foi muito válida. “Foi uma ideia muito boa da
diretoria, pioneira até, pois a grande maioria das pessoas que participaram não
tinham informação sobre educação financeira. Esse tema geralmente é deixado de
lado, inclusive nas escolas. Ter participado mudará muitos comportamentos com
relação ao uso de recursos financeiros e investimentos. Um exemplo prático para
mim é com relação a imóveis, a renda de aluguéis fica abaixo do que poderia se
obter num fundo de investimentos, por exemplo. O curso foi muito positivo e
espero que o Nucleovet dê sequência nesse assunto, com módulos com temas mais
específicos, pois foi muito assunto em apenas dois dias”.
O
presidente do Nucleovet, Lucas
Piroca, enfatizou que o objetivo foi despertar o interesse pela
educação financeira e incentivar que os associados aprofundem conhecimentos
sobre o assunto. “Os palestrantes expuseram conceitos e explicaram sobre
investimentos em renda fixa e variável, a exemplo de tesouro SELIC, fundo
imobiliário e ações na Bolsa de Valores, tudo em uma linguagem simples e fácil
de entender”.
O curso foi
ministrado pelos professores José Bras Lopes, José Bras Lopes Júnior e César
Alberto Lopes.