SOBRE O EVENTO

Prezados Colegas,
Sentimo-nos honrados em realizar a décima ediçao do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e IX Pig Fair, sao dez anos de difusao de conhecimento e muitos encontros. O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, realizador deste evento convida para uma grande oportunidade de compartilhamento de experiencias, tecnologias, amizades e negócios. Sejam bem vindos a Chapecó, profissionais da suinocultura de todo o Brasil e América Latina, estamos no coraçao da produçao, neste momento em que celebrando 100 anos desta acolhedora cidade de Chapecó e 10 anos de Simpósio Brasil sul de Suinocultura.

Ao longo dessa última década nao apenas assistimos, mas participamos ativamente de diversas revoluçoes e quebras de paradigmas na suinocultura, desde idade de desmame, passando por prolificidade, cuidados multiplicados com a biosseguridade e mais recentemente com a discussao sobre a retirada dos antimicrobianos. Mudanças constantes, desafios para sanitaristas e nutricionistas, empresas e fornecedores. As regras mudam, os mercados mudam e o setor evolui. Esse é o nosso papel como simpósio, colaborar, auxiliar nesse crescimento.

Nossa comissao científica teve como foco oferecer uma programaçao diversificada com discussoes aprofundadas, que permitam consolidar a base para tomada de decisoes a campo. No primeiro dia do evento o Painel Matrizes, discutirá como produtores europeus produzem mais de 40 leitoes/porca/ano e o que é importante em relaçao a nutriçao destas femeas no terço final de gestaçao – Aspectos que interferem na longevidade e efeito futuro da matriz. A programaçao encerra com uma palestra sobre a importância na imunidade e como funciona a transferencia de imunidade celular.

No Painel Antimicrobianos, no dia 02 de agosto pela manha serao apresentados temas como a situaçao atual, legal e futura do uso de antimicrobianos na produçao de suínos e como gerir a retirada dos dos mesmos na produçao – Experiencia prática de um sistema de produçao. Em seguida serao debatidas estratégias de manejo que possibilitam a reduçao do uso de antimicrobianos na produçao de suínos. A manha encerra com a Mesa Redonda: Uso prudente de antimicrobianos.

A tarde de quarta feira inicia com o Painel Creche e Terminaçao que vai abordar os fatores ambientais que interferem na sanidade dos leitoes na fase de creche, como agregar valor a carcaça de leitoes terminados e vai debater um desafio que sao os leitoes de baixo desempenho na fase de terminaçao – problema ou oportunidade para agregar valor.

O último dia do evento, 03 de agosto inicia com o Painel Biosseguridade e Segurança Alimentar onde serao apresentados “Planos de contingencia – Estamos preparados para futuros desafios sanitários – Experiencia de Santa Catarina; “Segurança de alimentos – Uma visao prática da cadeia de produçao de suínos (fábrica de raçoes, controle de MP, processos fabris, sistema de produçao e indústria de processamento); “Destino de carcaça de animais mortos” e encerra com o tema “Biossegurança – Da “filosofia” a prática”.

A Diretoria do Nucleovet e Comissao Organizadora do X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura convida para que baixem o aplicativo, participem dos debates, contribuam com perguntas e sugestoes, e possam mais uma vez fazer parte da história da suinocultura, contribuindo, compartilhando experiencias. Paralelo ao Simpósio Brasil Sul, será realizado a IX Pig Fair, uma feira de negócios e oportunidades onde as empresas podem vao apresentar inovaçoes tecnológicas e soluçoes inovadoras para o mercado e receber os colegas e parceiros para um momento de descontraçao no Happy Pig Hour na quarta feira, dia 02 de agosto.

Chapecó está em festa e de peito aberto para comemorar os 100 anos da nossa cidade e os 10 anos do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. Bem vindos.

Luís Carlos Peruzzo
Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas.

Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural, Caixa Postal 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC