SOBRE O EVENTO

Prezados colegas,

Bem vindos ao VIII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite e III Milk Fair, feira de negócios que vai reunir empresas de toda a cadeia produtiva do leite, um espaço para relacionamento com clientes e difusão de tecnologias e bons negócios. A comissão científica, com o apoio de profissionais de empresas de toda a Região Sul, trabalhou arduamente porque entende que as práticas tradicionais da pecuária leiteira estão sendo substituídas por novos modelos de gestão, que reduzem custos, aumentam a produtividade e a qualidade.

Nossos técnicos entenderam há tempos que nutrição é uma ciência, não um ponto de vista. Por isso é fundamental que tenhamos argumentos científicos para defender o leite nosso de cada dia. A programação do VIII SBSBL inicia com um painel que reunirá especialistas para discutir “Ferramentas e Fatores que influenciam a Gestão da qualidade do Leite”. A idéia é debater tecnologias que auxiliem o produtor e a indústria nos ganhos de produtividade e qualidade, resultando em um produto final de qualidade para o consumidor.

A palestra “Importância da gestão dos recursos humanos e impacto sobre a qualidade do leite em fazendas leiteiras” abre a programação com a palestrante Dra. Maria Thereza Rezende, Consultora em Gestão de Pessoas. Na palestra a consultora vai mostrar como uma equipe bem treinada, comprometida, motivada e em sintonia com os objetivos do negócio são parte do sucesso.

Na sequência do painel entra em discussão melhoramento genético com a palestra “Impacto futuro de um adequado Programa de Melhoramento Genético na Qualidade Composicional do Leite” com o palestrante André Thaler Neto (CAV/UDESC). O desafio dos nutricionistas em manter os rebanhos de alta produtividade e genética avançada será tema de palestra “Uso de análises do Leite como ferramenta de Avaliação Nutricional em Rebanhos Leiteiros” com o palestrante Rodrigo Almeida (UFPR).

Um dos principais motivos de dor de cabeça dos produtores está a mastite, assunto que será abordado na palestra “Tomada de decisão no controle e prevenção de mastite com base em estudos epidemiológicos e econômicos” com o palestrante Guilherme Nunes de Souza da Embrapa Gado de Leite-Universidade Federal Fluminense.

Para nossa palestra de abertura convidamos o Educador Físico e Doutor em Nutrição Dr. Márcio Atalla para falar sobre “A importância do Consumo de Produtos Lácteos”. Uma parceria com a campanha #bebamaisleite. Nos engajamos nessa campanha buscando levar esclarecimentos aos profissionais do setor.

Procuramos oferecer uma programação focada nas demandas e desafios do setor. A indústria já sabe e o setor produtivo trabalha nesse sentido, que a composição do leite é um importante indicador de qualidade, pois está relacionada ao valor nutricional do produto e é um componente fundamental nos índices de rendimento industrial. O assunto será abordado na palestra “Uso de análises do Leite como ferramenta de Avaliação Nutricional em Rebanhos Leiteiros” com Dr. Rodrigo Almeida da UFPR.

Uma honra para nós e um presente para os participantes é a palestra com mais completa atualização das exigências de Minerais e Vitaminas para Vacas Leiteiras com o Dr. William P. Weiss da Ohio State University – EUA. Um dos maiores especialistas que integra o CNRC - Nutrient Requirements of Dairy Cattle, Comitê de Nutrição Animal, Dr. Weiss recebeu o American Feed Industry Award, o Applied Dairy Nutrition Award e o Pioneer Forage Research Award pela American Dairy Association, as maiores honras e reconhecimentos da cadeia do leite nos EUA. O professor pesquisa fatores que afetam o estrume e a excreção de nutrientes por vacas leiteiras, metabolismo energético, relações entre minerais e vitaminas e saúde de vacas leiteiras, avaliação estatística e química de alimentos e os efeitos da variabilidade da dieta sobre a produtividade de produtos lácteos.

Abordaremos ainda a “Situação Atual da Brucelose e Tuberculose Bovina e Perspectivas para avanços no status sanitário: experiência de Santa Catarina” com a palestrante Dra. Karina Diniz Baumgarten da CIDASC.

Direto da Holanda receberemos o Dr. Peter van 't Veld que vai abordar o tema “Restrita, Intensiva ou “À Vontade”: Qual estratégia de aleitamento devemos seguir?”. Da Escócia vem a palestrante a Dra. Nicola Walker que dentro de manejo nutricional vai abordar “Potencial do Uso de Enzimas na Nutrição de Bovinos Leiteiros”. De Israel vem a experiência para a palestra “Monitoramento Animal e seu Impacto na Gestão e Eficiência Produtiva de Rebanhos Leiteiros” com o Dr. Jacky Press do SCR Dairy - by Allflex . Dr. Peter van 't Veld encerra os debates com “Uso de sucedâneo lácteo na criação de bezerras: Importância da escolha e seleção as matérias primas”.

Temas instigantes, experiências adversas, palestrantes renomados . Temos muitos desafios pela frente e precisamos estar atentos às tendências de instalações fechadas, maiores, que exigem ambiência. De outro lado a genética avançada que exige muito da nutrição. Mudanças rápidas que estão alterando a forma de produzir leite, cada vez mais tecnificada.

O SBSBL, representa a missão do núcleo, que é atender as demandas dos colegas e do agronegócio. Estamos nos esforçando para consolidar o evento como o melhor evento técnico do sul do Brasil. Nosso objetivo é a difusão de tecnologia e aperfeiçoamento dos técnicos para auxiliarem os produtores.

Bem vindos !

Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural, Caixa Postal 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC