SOBRE O EVENTO

Mensagem da Comissão Organizadora

Simpósio Brasil Sul de Avicultura - Duas décadas de história

Há 20 anos o NUCLEOVET criou ao Simpósio Brasil Sul de Avicultura projetando na época uma avicultura de ponta, que abrisse mercados, que gerasse empregos e que atendesse a demanda por produção de proteína animal de qualidade.

O ano era 1998, e foi um ano histórico. Ano em que a Apple anunciou o lançamento do novo computador iMac, ano em que também fundado o Google e ano em que houve o I Simpósio Brasil Sul de Avicultura.

Na época a produção de frango era cerca de 5 milhões de toneladas, sendo que o consumo interno não chegava a 28 kg/hab/ano. Estávamos prestes a dar um salto de produção e exportação e muitos dos assuntos sanitários, nutricionais e de mercado passaram pelos nossos Simpósios.

Aquele final dos anos 90 foi marcado pela abertura da economia latino-americana que proporcionou condições favoráveis ao setor agroindustrial, as agroindústrias processadoras redefiniram suas estratégias empresariais, assim como a reestruturação e reorganização da base agroindustrial da cadeia produtiva do frango.

Os principais e mais relevantes assuntos sanitários, nutricionais e de mercado passaram pelos nossos Simpósios.

Participamos e assistimos o desenvolvimento da cadeia avícola e seu eficiente desempenho nas últimas décadas que podemos atribuir a fatores como o empreendedorismo e a pesquisa. No entanto ao longo do tempo observamos que esta cadeia, que é muito competitiva e possui uma margem estreita de lucro, é completamente vulnerável a condições sanitárias. Por isso a cada ano discutimos aqui temas como colibacilose, salmonelose, micoplasmose e doenças virais como Gumboro, Newcastle, Bonquite e influenza entre tantas outras.

Apesar de enfrentar ao longo de duas décadas temerosos desafios como a convivência com um câmbio pouco confiável, o aumento nos custos dos insumos e os fracos incentivos governamentais em prol da competitividade da cadeia de produção, o setor se mantém firme como o principal player internacional. Frente aos obstáculos, a cadeia avícola brasileira mantém seu foco associativo, na gestão empresarial, na otimização de recursos, na pesquisa, nos investimentos em estrutura de produção e na qualificação de seus profissionais. Como resultado, o setor colhe frutos como a qualidade de produto e o status sanitário que fizeram da avicultura brasileira referência internacional. Com orgulho e trabalho participamos ativamente dessa história.

O objetivo do NUCLEOVET com o Simpósio Brasil Sul de Avicultura & Poultry Fair é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável da avicultura brasileira e fomentar o empreendedorismo fortalecendo a economia. E assim o fazemos até hoje, cercados de um grupo de voluntários que a cada ano se reúne para pensar e organizar estes encontros técnicos.

O SBSA & Poultry Fair fazem parte de um projeto maior de disseminação da informação, produção e difusão de conhecimento, criando oportunidades para o segmento produtivo e contribuindo para tornar os elos da cadeia da avicultura mais fortes para atuar no mundo globalizado.

Somos gratos pelos que iniciaram esse projeto, pelos que colaboraram e ainda colaboram com o NUCLEOVET e pelos profissionais que a cada ano, como aves migratórias vem para o Oeste e pousam aqui para renovar seus conhecimentos.

Nos preparamos ao longo desses 20 anos e estamos nos preparando para o futuro. Aproveitem o evento.

Bem vindos!

Rodrigo Santana Toledo
Presidente NUCLEOVET

Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura Simpósio Brasil Sul de Avicultura
Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural, Caixa Postal 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC
Desenvolvido por BRSIS