SOBRE O EVENTO

Mensagem da Comissão Organizadora

Prezados Colegas,

O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas têm a honra de recepcioná-los nesta 18ª edição Simpósio Brasil Sul de Avicultura e IX Poultry Fair.

Bem-vindos à nossa terra de bravos guerreiros, cidade que acorda cedo e luta todos os dias para seguir puxando a economia regional e nacional, focada no agronegócio. Na edição anterior, questionávamos se estávamos preparados para desafios sanitários diante das enfermidades de impacto econômico? Iniciamos este ano sobressaltados com os focos de Influenza Aviária na América do Sul, aumentamos o alerta e a necessidade de cuidados com a Biossegurança, precisamos fechar as portas para a enfermidade que tem potencial de dizimar plantéis e fechar mercados. Iremos tratar esse assunto nesta edição.

Mudanças drásticas parecem ser uma constante em nossas vidas. Nossa terra, nossa região, se reconstrói de uma recente fatalidade, com a nossa Chape! Fica o legado e o aprendizado de que, precisamos estar preparados para os desafios da vida, do trabalho, dos mercados ...

Este ano de 2017 marca os 18 anos do Simpósio Brasil Sul de Avicultura e os 100 anos de Chapecó, duas datas que aumentam a responsabilidade da comissão organizadora e da comissão científica na busca incessante de palestrantes que compartilham conhecimento e experiências de sucesso.

Bem-vindos quem vem de longe ou de perto em busca de conhecimento. Queremos propor trocas, contar e ouvir novidades. Discutir no melhor sentido da palavra às tendências e desafios para a nossa avicultura.

Nesta edição queremos saber sobre as novas tecnologias para a produção avícola da gigante China. Queremos saber ainda o que está dando certo no controle de Salmonelas – que práticas de controle estão funcionando? E ainda aprender sobre a Experiência Mexicana com Influenza aviária.

O foco é o mesmo: de formação e requalificação profissional para atender a demanda da indústria, oferecendo aos profissionais palestras e debates que os auxiliem na tomada de decisão. O Painel de Abertura propõe um debate sobre o Impacto da legislação e sistema de condenações sobre a produtividade avícola brasileira e como o modelo brasileiro e critérios de condenações estão frente aos principais concorrentes como China, USA e Europa. Vamos apresentar a nova abordagem sobre estes critérios de condenações e impactos para o produtor, agroindústria e consumidor. Debateremos ainda qual o impacto sobre a competitividade brasileira e riscos sanitários? Utilização de coadjuvantes de tecnologia no abate e processamento de aves: custo, benefícios frente à legislação mundial.

Recentemente no IPPE em Atlanta, evento mundial que abre o calendário da avicultura, boas partes das discussões migraram do campo técnico para o cenário político comercial norte americano e todas as implicações de um muro na divisa com o México, do rompimento da Aliança do Pacífico. O que isso pode significar quando se fala de economia global e envolve o Brasil, o maior exportador mundial de carne de frango? Estamos falando de nós, do nosso negócio. Precisamos saber mais...

Abordaremos mais uma vez a gestão de pessoas – Que profissional a agroindústria necessita no processo produtivo? Procuramos respostas. Cada vez mais perto do ano 2020, que era um ano limite, ano profético para metas de crescimento... Queremos olhar cada vez mais de perto para o nosso frango, saber sobre crescimento muscular, características da qualidade das carcaças: genética, nutrição e sanidade, qual o papel de cada fator? Saber ainda da importância do manejo e qualidade intestinal na primeira semana sobre o peso de abate e o manejo das aves no século XXI.

O velho dilema, aposta sobre resultados zootécnicos ou resultados econômicos? Decisão frente às exigências em qualidade, segurança de alimentos e mercados. Pretendemos também voltar para as tarefas básicas do setor e falar sobre água – importância de manejo nutricional e sanitário .

Encerraremos o nosso encontro discutindo o tema do momento : regulamentação no uso de antibióticos e a experiência da agroindústria. De forma fria, sem o calor das paixões, olhando para ciência e a experiência. Vamos busca jogar uma luz sobre essa discussão.

A Diretoria do Nucleovet, juntamente com as Comissões Organizadora e científica do XVIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, acreditam que discutindo todos esses assuntos em pauta estaremos mais preparados para os desafios do mercado. Paralelo ao Simpósio Brasil Sul, realizamos a IX Poultry Fair, uma feira de negócios e oportunidades onde as empresas podem fazer lançamentos, apresentar inovações tecnológicas e soluções inovadoras para o mercado, que este ano terá um modelo diferente, visando uma maior interação entre os expositores e os participantes do evento e abrigando ainda mais empresas.

Somos todos Chape!!!

Bem vindos todos.

Luis Carlos Peruzzo
Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas.

Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural, Caixa Postal 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC