A Nucleovet

Notícias

Avaliação nutricional de rebanhos leiteiros através da análise do leite em debate no VII SBSBL

07/09/2017

Avaliação nutricional de rebanhos leiteiros através da análise do leite em debate no VII SBSBL

A indústria já sabe e o setor produtivo trabalha nesse sentido, que a composição do leite é um importante indicador de qualidade, pois está relacionada ao valor nutricional do produto e é um componente fundamental nos índices de rendimento industrial.   A melhoria dos indicadores de composição do leite, principalmente os de gordura e proteína começam com o melhoramento genético e manejo nutricional. E justamente o manejo nutricional é fator determinante do nível de produção de leite e um componente importante no planejamento de gastos de uma propriedade leiteira. E para isso  o monitoramento é a ferramenta que permite a identificação de pontos limitantes e os resultados de eventuais correções.

O assunto será abordado na palestra “Uso de análises do Leite como ferramenta de Avaliação Nutricional em Rebanhos Leiteiros” com Dr. Rodrigo Almeida da UFPR. A palestra faz parte da programação do VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite será realizado de 07 a 09 de novembro em Chapecó,SC, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. O evento promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas vai reunir mais 1 mil participantes de todo o país.

O Prof. Dr. Rodrigo de Almeida é  Médico Veterinário formado pela UFPR em 1990 com Mestrado em Animal Science pela McGill University, Montreal, Canadá, em 1996 e Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP em 2005. Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná e professor orientador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFPR Rodrigo é Diretor presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), Gestão 2015/2017, e membro do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

O consultor técnico de diversos rebanhos leiteiros e cooperativas no sul do Brasil tem entre as principais linhas de pesquisa: período de transição de vacas leiteiras, impacto da nutrição na composição do leite, avaliação do consumo e da eficiência alimentar em bovinos de corte e leiteiros, nitrogênio ureico no leite e outras ferramentas para incrementar a eficiência de utilização de nitrogênio em bovinos leiteiros, indicadores zootécnicos na produção leiteira e razões e motivações de descarte de vacas leiteiras.

A programação científica do SBSBL reunirá grandes especialistas da área para tratar de temas como gestão financeira e de recursos humanos na qualidade do leite, melhoramento genético e nutrição em rebanhos leiteiros. O evento discutirá ainda prevenção de doenças que afetam a qualidade do leite e os custos da propriedade, como a mastite. Na abertura oficial, dia 07 de novembro, Marcio Atalla apresentará palestra sobre a importância do consumo de produtos lácteos. 

Mais informações em www.nucleovet.com.br.

Nucleovet
Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural,
Caixa Postal: 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC
Desenvolvido por BRSIS