A Nucleovet

Notícias

Antimicrobianos: uso responsável e alternativas em debate no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

14/06/2017

 Antimicrobianos: uso responsável e alternativas em debate no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

A redução ou mesmo o banimento do uso de antimicrobianos na produção animal é um dos temas mais requisitados dos últimos tempos. Um desafio que se apresenta também na suinocultura. A professora Dra. Marisa Cardoso, do Departamento de Medicina Veterinária da FAVET – UFRGS falará sobre o assunto no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura 2017. A palestra “Situação atual, legal e futura de antimicrobianos na produção de suínos” será realizada no dia 02 de agosto, às 8h.

Segundo Marisa, o uso de antimicrobianos na produção animal, e seu possível impacto na seleção de cepas bacterianas resistentes, é um tópico de grande discussão mundial na atualidade. “O objetivo da apresentação no SBSS é rever conceitos relativos ao uso de antimicrobianos e a legislação à respeito”, salienta. A professora pretende ainda discutir a resistência a antimicrobianos e o seu impacto na produção animal.

Serão abordadas questões relativas ao conceito de antimicrobianos, mecanismos de ação e utilização na produção animal. “Temos que analisar sempre sob o prisma dos aspectos positivos e negativos do uso de antimicrobianos”, afirma. Marisa trata ainda do conceito e legislação dos resíduos e resistência a antimicrobianos. “Encerro minha apresentação falando sobre a situação atual da resistência a antimicrobianos e o impacto na produção de suínos, enfatizando o uso responsável e a busca de alternativas”, finaliza.

O X Simpósio Brasil Sul Suinocultura e a IXI Brasil Sul Pig Fair, serão realizados de 01 a 03 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, SC. Os principais desafios da suinocultura latino-americana serão abordados no evento técnico, que terá tradução simultânea para o espanhol em todas as palestras. O SBSS é realizado todos os anos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas – Nucleovet.

Nucleovet
Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural,
Caixa Postal: 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC
Desenvolvido por BRSIS