A Nucleovet

Notícias

Evento técnico debate biossegurança na suinocultura

13/06/2017

Evento técnico debate biossegurança na suinocultura

 O X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, programado para os dias 01, 02 e 03 de agosto de 2017 em Chapecó-SC, encerra com a palestra “Biossegurança – da "filosofia" à prática ”. O tema será apresentado por Gustavo Simão, Gerente de Serviços Veterinários da Agroceres Pic, no dia 03 de agosto, às 11h 30min.

O tema é muito atual, diz Simão. “O avanço de doenças de importância econômica na suinocultura mundial tem nos dado várias lições, mostrando que precisamos aperfeiçoar continuamente nossos mecanismos de monitoramento de velhas e novas enfermidades”, afirma.

Simão esclarece que a revisão e o aprimoramento constantes das normas de biossegurança são fundamentais para a manutenção da competitividade de qualquer granja de suínos. “Em tempos marcados por grandes desafios sanitários, esse cuidado assume uma importância ainda maior”, frisa.

“O recente avanço de enfermidades emergentes e reemergentes na suinocultura mostra que os prejuízos causados são relevantes, tanto para o setor quanto para o produtor”. Por isso, Simão indica rever frequentemente o conjunto de ações e procedimentos voltados à prevenção, controle e erradicação de agentes patogênicos nos sistemas de produção animal. “Esta ação torna-se uma prática imprescindível na suinocultura moderna”, afirma.

Na palestra, Simão abordará desde os procedimentos de biossegurança mais básicos – como estabelecimento de vazio sanitário, lavagem e desinfecção das instalações, práticas de biossegurança no transporte dos animais e na entrada de suprimentos nas propriedades – até as últimas tecnologias que vêm sendo empregadas para garantir a segurança sanitária das granjas de suínos. “Precisamos refletir sobre este tema tão complexo e que pode definir o nosso futuro na atividade”, finaliza. 

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa, o palestrante é também mestre em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Virologia. Simão desenvolve um trabalho integrado com a Diretoria de Serviços Técnicos da PIC norte-américa e coordena o serviço de gestão sanitária das multiplicadoras e unidades de disseminação de genes da Agroceres PIC.

 

Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

O X Simpósio Brasil Sul Suinocultura e a IX Brasil Sul Pig Fair, serão realizados de 01 a 03 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, SC. Os principais desafios da suinocultura latino-americana serão abordados no evento técnico, que terá tradução simultânea para o espanhol em todas as palestras. O SBSS é realizado todos os anos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas – Nucleovet.

 

Nucleovet
Estrada Municipal Barra Rio dos Índios
SN, km 359, Rural,
Caixa Postal: 343
CEP 89.815-899 • Chapecó • SC
Desenvolvido por BRSIS